Catequese Crianças e Jovens

Catequese de Crianças e Jovens

O Plano da Catequese,  a nível nacional,  é realizado em 4 Etapas:

 

1ª Etapa:  Inserção na Comunidade

É uma fase de acolhimento por parte de toda a comunidade cristã, que visa a progressiva inserção na vida da fé da Igreja.

 

2ª Etapa:  A vida da fé

É uma etapa dedicada à primeira síntese da fé cristã. Ser cristão é seguir Jesus e viver à maneira da comunhão trinitária.

 

3ª Etapa:  O sentido cristão da vida

É uma fase da descoberta de Jesus Cristo como o amigo, a grande referência para o sentido da vida e para as grandes questões existenciais.

 

4ª Etapa:  O Compromisso cristão

Esta última etapa quer ajudar os adolescentes a realizarem o seu compromisso comunitário e eclesial. Tem ainda em conta a necessidade de uma nova síntese da fé, agora no horizonte adolescente e juvenil.

 

A finalidade da Catequese exprime-se através da Profissão de fé no Deus único: Pai, Filho e Espírito Santo e o objectivo da Catequese é levar cada catequizando não só a um contacto, mas a uma comunhão íntima com Jesus Cristo.

A Comunhão com Jesus Cristo impulsiona o discípulo a unir-se a tudo aquilo a que o mesmo, Jesus Cristo,  se sentiu profundamente unido: a Deus, seu Pai,  que o enviara ao mundo; ao Espírito Santo, que lhe dava força para a missão; à Igreja, Seu corpo, pela qual se entregou.

 

Para conseguir este objectivo a catequese deve seguir o modo como Jesus formava os seus discípulos: conhecer as dimensões do Reino, ensinar a orar, transmitir atitudes evangélicas e iniciar na missão. Assim poderemos viver numa comunidade de fé professada, celebrada, rezada e vivida.

 

+ Início da Catequese 2021/2022 Ler a notícia

 

+ Catequese 8º ano – O Diálogo com o Criador através das Suas Criaturas Ler a notícia

 

+ Catequese 1º ano – Festa do Acolhimento Ler a notícia