Coral Imaculada

Coral da Imaculada

Foi fundado no dia 8 de Dezembro de 1969 pelo sacerdote capuchinho e músico, Frei Acílio Mendes.

A sua longa vida, sem interrupção, vem-se pautando, sobretudo desde a sua fundação, pelo enriquecimento musical da liturgia da Eucaristia da 19 horas de Domingo e outras eucaristias festivas e atividades pastorais, na Igreja da Imaculada Conceição, Paróquia do Amial. Para além desta atividade primeira e sempre que convidado, ao longo dos anos participou em inúmeros encontros de coros, tanto de polifonia religiosa, como popular de raiz portuguesa, para além de ter participado, com o seu canto, noutras atividades litúrgicas em diversos pontos do país.

Nesta sua já extensa caminhada, com altos e baixos, com mais ou menos elementos, com mais ou menos instrumentistas, manteve sempre a chama acesa, chama essa que o levou até aos dias de hoje. Para isso muito contribuíram, não só todos os coralistas e instrumentistas que o foram compondo, muitos já falecidos, como os diversos regentes, dos quais se destacam, para além do Frei Acílio Mendes, o Prof. Constantino Sério, o Sr. Arnaldo, o Mestre Pestana, o Frei Fernando Cabecinhas e o Dr. João Teixeira, este que, para além de ser o atual regente e responsável, vem exercendo esta função durante a maior parte do tempo de vida do coral.

Embora os tempos não corram de feição para grupos corais paroquiais como o nosso, devido à escassez de elementos, atualmente o grupo é composto por cerca de vinte, enquanto lhe for possível, o Coral da Imaculada continuará a sua missão, sempre com a esperança que mais gente se disponibilize a colaborar neste ministério, em que se aliam a arte musical, a beleza litúrgica, a oração e a fé.

A fotos apresentadas representam o Grupo Coral, uma com mais de quarenta anos, e é das primeiras do Coral na escadaria da Igreja, sendo a outra atual, na Eucaristia da Festa da Imaculada Conceição, padroeira do Coral.