Batismo

Informação sobre Batismo

O que significa pedir o Baptismo?

O Baptismo é o primeiro sacramento de iniciação cristã continuada pela Eucaristia e completada pela Confirmação.

Sacramento – é uma acção de Deus, realizada pela Igreja, para recriar, curar ou fazer crescer na fé, esperança e caridade àqueles que se abrem à salvação trazida por Jesus Cristo.

Os pais que pedem o Baptismo para os seus filhos manifestam várias intenções:

• – Reconhecem que Deus, além de Criador, é também o Pai que ama e chama a si todos os homens;
  • – Aceitam para os seus filhos o dom do Espírito Santo que chamará a criança a viver conforme o Evangelho;
  • – Introduzem os seus filhos na Igreja que é a fraternidade daqueles que Deus chama a si como filhos e O reconhecem como Pai e que seguem Jesus, seu Mestre e Guia na caminhada da vida.

Todo o baptizado é um homem novo. Recebeu a força do Espírito Santo para ser uma nova criatura.

Filho de Deus, irmão de Jesus, morada do Espírito Santo e membro da Igreja, o baptizado é chamado a conhecer e viver de Jesus Cristo e à Sua imagem.

Como pedir o Baptismo?

Os pais deverão dirigir-se ao Cartório Paroquial, no horário normal deste, no sentido de lhes ser facultada informação, bem como o impresso de inscrição, que poderá também ser obtido aqui em formato PDF.

Haverá uma reunião de preparação, obrigatória para pais e padrinhos, a combinar com o pároco.

As celebrações de Baptismo são realizadas preferencialmente aos sábados às 11.30h, salvo raras excepções.

Os baptismos devem ser efectuados na paróquia de residência dos pais. Se pretenderem celebrar noutra paróquia têm de solicitar na paróquia de residência a transferência de baptismo e consequentemente pedir a provisão à Sé e trazê-la aquando da entrega de toda a documentação necessária no Cartório Paroquial.

Como escolher os padrinhos do vosso filho?

Os padrinhos de Baptismo devem preferencialmente ser pessoas crismadas. Não podem ser padrinhos de baptismo todas as pessoas divorciadas recasadas, que vivam em união de facto ou sejam casadas só civilmente. Os padrinhos que habitem fora da paróquia devem trazer o certificado de idoneidade do respectivo pároco.

Para mais informação contacte-nos pelo telefone 228348852 (no horário do Cartório).