Quaresma 2021

A todos os Paroquianos: Paz e Bem!

Com o rito das Cinzas, com transmissão online, iniciámos a nossa preparação para a Páscoa, em tempos de pandemia e fortemente condicionados pelas restrições de mais um confinamento. Apesar de todas as limitações, a Quaresma será sempre um “tempo favorável” (2 Cor 6,2) que não devemos desperdiçar. Deixamos algumas propostas de programa para a nossa caminhada de preparação para a Páscoa:

1. Ler a mensagem do Papa Francisco para esta Quaresma. E aceitar o convite que nos faz a vivê-la como um “tempo para renovar a fé, a esperança e a caridade”. Ler Mensagem

2. Ler a mensagem do nosso Bispo, D. Manuel Linda, para esta Quaresma, celebrada “pelo segundo ano consecutivo de forma absolutamente estranha”, mas em que “nos motiva uma justificada esperança” apesar de tantos sinais de dor causados pela pandemia. Ler Mensagem

3. No exterior da nossa Igreja está colocada uma Cruz grande. Impedidos, para já, de entrar nas igrejas para a celebração pública da fé, esta Cruz, e a que devemos colocar em lugar de destaque nas nossas casas, nos lembre o mistério pascal da morte e ressurreição do Senhor Jesus, que estamos chamados a seguir, carregando a cruz de cada dia.

4. Enquanto o confinamento não nos deixa estar juntos na igreja para a celebração, propomos o programa seguinte com transmissão online, cujo “link” de acesso está disponível no Facebook e página Web da Paróquia:

•  – Missa dominical, às 11h30.
  •  – Missa ferial, terça-feira, às 19h00, com a recitação das Vésperas.
  •  – Adoração do Santíssimo, às 17h30, e recitação do Rosário, às 18h30, todas as quintas-feiras.
  •  – Via-sacra, sábado, às 18h15.

5. Sacramento da Reconciliação: O tempo da Quaresma é também o tempo favorável para celebrar a Reconciliação com Deus, com os outros e consigo mesmo. Esperamos que até à Páscoa possa haver um alívio nas restrições impostas pelo confinamento, para podermos celebrar a Reconciliação nos horários e modos habituais. Entretanto, já o podem ir fazendo aqueles que legalmente podem circular na via pública, solicitando um sacerdote na portaria do convento.

6. A Quaresma é também o tempo para multiplicar os gestos de caridade e solidariedade. “Viver uma Quaresma de caridade significa cuidar de quem está em condições de sofrimento, abandono ou angústia devido à pandemia de Covid-19”, diz o Papa na mensagem para esta Quaresma. Confiamos aos Vicentinos e outros organismos da Paróquia a resposta a situações de carência. A eles podemos fazer chegar o resultado das nossas renúncias e privações nesta Quaresma, sem prejuízo da obrigação de canalizar para a Diocese a nossa “renúncia quaresmal”, que este ano se destina à Caritas Diocesana do Porto e ao Fundo Social. Oportunamente daremos indicações sobre a recolha desta renúncia quaresmal.

7. Grande parte do tempo da Quaresma acontece no mês de março, tradicionalmente dedicado a São José. Em ano especial a ele dedicado, faremos a novena a São José, de 10 a 18 de março, às 18h30, seguida da Missa, às 19h00. Este programa culminará com a Missa, às 19h00, da solenidade de São José, no dia 19, e terá transmissão online diariamente.

8. Para além disto, propomos ainda o seguinte programa para as famílias, e em família:

• – Ouvir as catequeses quaresmais do nosso Bispo e seus auxiliares, sexta-feira, às 21h30.
  • – Realizar a proposta da Diocese “Todos juntos na Arca da Aliança”.
  • – Partilhar, nos meios digitais da Paróquia, fotos/vídeos da concretização da proposta da Arca da Aliança (estas fotos/vídeos podem ser enviados para o seguinte e-mail: geral@paroquiadoamial.pt).

Desejo a todos uma santa e frutuosa caminhada quaresmal.

“Que Maria, Mãe do Salvador, fiel aos pés da cruz e no coração da Igreja, nos apoie com a sua presença afetuosa, e a bênção do Ressuscitado nos acompanhe no caminho rumo à luz pascal.”

(Papa Francisco, Mensagem Quaresma 2021)

Ao vosso dispor,

Fr. Fernando, vosso Pároco, e toda a Fraternidade Capuchinha do Amial