Comunicado de Dom Manuel Linda, Bispo do Porto

“Em anexo foram enviadas as normas e orientações emanadas da Conferência Episcopal. Juntamente com elas, para nós, aqui no Porto, gostaria de especificar alguns aspetos e tentar ir de encontro à vontade dos fiéis que possam sentir-se desorientados com esta situação. É nosso dever tranquilizá-los. Sob o ponto de vista religioso, pode ser necessário esclarecer que não «ficaram em pecado mortal» pela circunstância de não terem ido à Missa aos Domingos. Devemos, por outra parte, começar a preparar uma eventual e progressiva abertura das nossas celebrações.

Por causa isto, apresento algumas disposições:

1- A partir de segunda feira, 4 de maio, asseguradas as condições de segurança, as igrejas devem abrir portas para que os fiéis aí possam rezar. Retire-se, entretanto, a água benta para não proporcionar contágios.

2- Nos funerais, limitar a presença aos familiares e pessoas muito íntimas.

3- Os sacramentos do Batismo e Santa Unção podem ser administrados se o respetivo ministro calçar luvas (descartáveis) expressamente para o momento da unção.

4- No encerramento do Mês de Maria, não deveremos fazer as tradicionais procissões multitudinárias. Porventura, pode haver lugar a algum gesto, sem exageros, como se fez, ocasionalmente, na Páscoa.

5- Procure-se que a catequese funcione da forma possível, quer mediante a comunicação dos respetivos catequistas, quer pelo seguimento dos materiais disponibilizados pelos Secretariados Nacional e Diocesano.

6- Quanto aos Crismas, aguardemos. Se as circunstâncias não se alterarem, terão de ficar para o próximo ano pastoral. Algo similar acontecerá com as visitas pastorais que estavam em curso”.

Porto, 2 de maio de 2020

+ Manuel, Bispo do Porto