ICTUS

ICTUS - Prontos para Servir

Os primeiros cristãos, perseguidos pelo Império Romano, identificavam os locais em que se encontravam para rezar e celebrar a Eucaristia com o sinal de um peixe. Em grego, peixe diz-se ICTUS, que também é acróstico para “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”.

Assim, este grupo, que surgiu com o único intuito de servir no Amor que resulta da adesão profunda e intima a Jesus Cristo, concluiu que não haveria melhor denominação para adoptar senão aquela que deriva das primeiras Comunidades Cristãs. De facto, tal como aquelas, o Grupo ICTUS pretende ser uma família em que tudo se coloca em comum, procurando uma identificação profunda com Cristo, numa Fé genuína e vivida com muita alegria.

O Grupo ICTUS, constituído, tal como as famílias, por pessoas mais e menos jovens, colocou-se, desde o primeiro momento, numa postura de serviço, isto é, estar de mãos e coração aberto para corresponder aos apelos lançados e às necessidades da Paróquia.

Assim, para além das reuniões mensais, que ocorrem no terceiro Domingo de cada mês, este grupo assumiu, igualmente, por pedido do Pároco, a animação do Grupo Coral da Eucaristia das 19h de Sábado. O Grupo propõe-se, ainda, a organizar o Campo de Férias para crianças, repetindo a iniciativa já promovida, com sucesso, em 2013, e o Jornal Paroquial.

A caminhada que este conjunto de Cristãos comprometidos com a sua Fé se propõe a realizar é esta: seguir a Jesus Cristo, colocando-se ao dispor da sua Igreja, encontrando-se para rezar e celebrar a Fé em Cristo Ressuscitado, bem como dinamizar iniciativas que enriqueçam a dinâmica da Paroquia, ajudando a efectivar a sua função evangelizadora.

Tal como nas famílias, em que há sempre espaço para mais um, também no Grupo ICTUS estamos abertos e receptivos a acolher todos os que quiseram realizar esta caminhada. Na Igreja há espaço para todos, porque o nosso Deus, sendo um Deus de Amor, ama a cada um na sua especificidade. Assim, o Grupo ICTUS pretende, com humildade e trabalho, crescer e “dar muito fruto”, buscando ser alternativa de vivência da Fé para todos – jovens e menos jovens – os que tiverem vontade de se envolver mais aprofundadamente na grande vocação do Cristão: saber que a medida do Amor é dar sem medida.

O Grupo ICTUS, reúne ao terceiro domingo de cada mês na Paróquia, onde serão sempre bem-vindos todos aqueles que estão prontos para servir no Amor.