Batismo

Informação sobre Batismo

Realizar um Baptizado

Os pais deverão contactar antecipadamente a secretária paroquial, no horário normal do Cartório, no sentido de lhes ser facultado o impresso para preenchimento dos dados do seu filho bem como outras informações de carácter geral. O impresso de Baptismo poderá ser obtido aqui em formato PDF.

Para os pais e padrinhos haverá uma reunião, obrigatória, de preparação a combinar com o pároco.

As celebrações do Batismo são realizadas preferencialmente aos sábados às 11.30h.

Fora destes dias só pode haver batizados se houver disponibilidade do sacerdote.

Os baptismos devem ser efectuados na paróquia de residência dos pais. A não ser assim, devem os pais pedir a licença respectiva ao pároco da sua residência e trazê-la aquando da entrega de toda a documentação necessária no Cartório Paroquial.

Os padrinhos de Baptismo devem preferencialmente ser pessoas crismadas e que não estejam abrangidos por nenhuma pena canónica legitimamente aplicada ou declarada. Não podem ser padrinhos de baptismo todas as pessoas que sejam divorciadas recasadas, vivam em união de facto ou sejam casadas só civilmente. Os padrinhos que habitem fora da paróquia devem trazer o certificado de idoneidade do respectivo pároco.

Para mais informação consulte o documento informativo sobre o Sacramento Baptismo em formato PDF.