Semana Santa

ALELUIA! JESUS RESSUSCITOU!

A Semana Santa é a semana maior da espiritualidade Cristã, pois nela se meditam e celebram as raízes da nossa Fé e se cimenta a nossa união a Jesus Cristo, na sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Como é dever de todo Cristão participar nas celebrações que preenchem a Semana Santa, na nossa Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Amial os paroquianos responderam muito positivamente, estando presentes e envolvidos em todas as celebrações do Tríudo Pascal.

A Semana Santa iniciou-se, em todo o Mundo, em também na nossa Paróquia, com a Celebração da Solenidade de Domingo de Ramos em que a Igreja Paroquial esteve completamente cheia.

Seguiu-se a Quinta-Feira Santa, em que se celebrou a instituição da Eucaristia, tendo-se realizado o Lava-pés, enquanto sinal da humildade e amor que deve identificar os Cristão. Este ano, coube aos jovens do 10.º Ano, que receberão o Sacramento da Confirmação, desempenhar o papel de discípulos a quem são lavados os pés. Oxalá estes jovens retirem deste momento simbólico o que ele tem de mais importante: viver servindo no amor!

Após a Eucaristia (a última antes da grande Vigília Pascal), iniciou-se o tempo de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Neste ano de 2015, este tempo de adoração prolongou-se até à Celebração da Paixão do Senhor, na sexta-feira às 15h. Foi muito belo ver a Comunidade Paroquial unida e mobilizada em torno da adoração de Jesus Sacramentado. De facto, nas longas horas que mediaram entre o final da Eucaristia de Quinta-Feira Santa e a Celebração da Paixão do Senhor, nunca a Capela Paroquial esteve vazia, estando sempre um conjunto de paroquianos, dos diversos grupos paroquiais, orando e meditando no mistério da entrega de Jesus por todos nós, simbolizando no expoente do seu corpo feito Pão da Vida.

Na Sexta-Feira Santa, decorreu a celebração da Paixão e Morte do Senhor, com a adoração à Santa Cruz. Este é um dia de silêncio e de reflexão sobre a grandeza do amor de Deus pelos Homens. Durante toda a tarde os Franciscanos Capuchinhos acolheram quem quis receber o Sacramento da Reconciliação.

No Sábado Santo, a celebração da Vigília Pascal, como o culminar de toda a semana, na qual se fez o anúncio solene da Páscoa da Ressurreição do Senhor, foi também uma celebração muito participada. Foi muito comovedor ver a Igreja inundar-se da LUZ de Cristo (diremos, da Luz que é Cristo), encontrando a Comunidade unida na espera pela Ressurreição de Jesus. Quão importante será que a Comunidade continue unida, agora celebrando a verdadeira ressurreição do Senhor: aquela que se deve operar em cada Cristão!

Na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima do Amial, como ficou reportado, um grande número de cristãos esteve presente nas celebrações participando na festa mais importante do calendário litúrgico Cristão, pois ela é o alicerce da nossa fé: “Se Cristo não ressuscitou, vã é a vossa fé”, diz-nos S. Paulo.

Assim, podemos afirmar que a Semana Santa da Paróquia do Amial, foi celebrada de forma unida, condigna, entusiasta e festiva, vivendo com profundo significado a Ressurreição do Senhor.