Roma e Assis na nossa Caminhada

A viagem inesquecível

No passado dia 27 de março, partiram para Roma e Assis os jovens catequisandos do 10º Ano da catequese da nossa Paróquia.

A viagem iniciou-se pela 05h00 da manhã, na Capela Paroquial, com a Eucaristia presidida pelo Frei Manuel Pires, que acompanhou o grupo rumo a Roma e Assis, e contou com a participação dos jovens, das suas famílias e de todos aqueles que optaram por acompanhá-los naquela que foi, certamente, a mais valiosa jornada espiritual das suas vidas.

Todos, certamente, terão sentido o verdadeiro sentido de família vivido entre todo o grupo, desde a partida do aeroporto do Porto até ao seu regresso, a que acabaria por se juntar um outro animado grupo de jovens espanhóis: em conjunto viriam a cantar e tocar alegremente, e com alma, para agradável surpresa de todos os que passavam pelo aeroporto de Roma, naquele 1º dia de abril.

Valeu a pena, sem dúvida, a caminhada destes 10 anos de crescimento espiritual…culminando com a participação, tão intensamente vivida por todos, na Eucaristia da Solenidade de Ramos, na Praça de São Pedro, presidida por Sua Santidade, o Papa Francisco… e que próximo ele esteve de todos… que próximo esteve do coração de todos os presentes!

O “milagre”, que teve o seu início ainda em Portugal, a partir do momento em que todos perceberam que o sonho se tinha tornado realidade, e que continuou já em Roma, com o duplo arco-irís com que o céu a todos brindou, após o termino da visita à Igreja de Santa Maria in Aracoeli, que se prolongaria em cada jantar partilhado “em família”, em cada Eucaristia “amorosamente” celebrada pelo nosso querido companheiro de viagem, Frei Manuel Pires, que, apesar do cansaço físico, já evidente em certos momentos, em altura alguma permitiu que o sorriso deixasse de lhe iluminar intensamente o rosto, ao viver e partilhar da alegria contagiante de todos os jovens e seu catequistas, sem esquecer, claro, o sempre presente e incansável Frei Tiago, que acompanhou e coordenou a Vigília de Oração na véspera do Domingo de Ramos, na Piazza San Pietro (mais um momento de especial e profunda vivência espiritual que os jovens nunca esquecerão).

A acrescentar a todas estas memórias, os monumentos visitados, locais de rara beleza cultural, histórica, arquitectónica… o Vaticano, o Museu do Vaticano, a Capela Sistina… e Assis… Ah, Assis… (terra natal da São Francisco e Santa Clara) de rara beleza natural e espiritual… tantos os momentos inesquecíveis!!! Momentos de oração, momentos de comunhão, de profunda emoção, como as que se seguiram à vigília da última noite, em que as palavras sentidas do Frei Manuel Pires tocaram fundo no coração dos jovens… alguns choravam convulsivamente, afirmando: “foi demasiado bonito…”, “ainda não terminou e já estou com muitas saudades…”.

O culminar de todos estes momentos de profunda emoção viria a ser vivido na viagem de regresso de Assis até ao aeroporto de Roma em que o catequista André se dirigiu a todo o grupo que participou na viagem, mas especialmente aos jovens, aos seus jovens, de uma forma pessoal, personalizada, e muito especial, assim como à sua eterna companheira de jornada, a serena catequista Juliana, não tendo sido possível evitar que as lágrimas transbordassem dos iluminados e pacíficos rostos daqueles jovens, e refira-se, também, dos rostos da maior parte das pessoas que os acompanhavam, só possíveis após uma intensa viagem repleta de LUZ e PAZ!

Oxalá consigam os leitores vislumbrar um pouco dessa LUZ e dessa PAZ, através das fotos que se seguem…do fundo do coração, assim o desejamos!

Veja as fotos da viagem na galeria.