Quinta Feira Santa

Durante o Tríduo PASCAL, nós seguimos os Passos do Senhor mais de perto, do que no tempo da QUARESMA. No Tríduo PASCAL, o Sacrifício de Cristo está mais central do que nunca.
Qual a nossa sensibilidade, perante este grande acontecimento?

Celebramos uma despedida, um “adeus”; uma despedida que deixa uma profunda nostalgia, principalmente, pela forma como é realizada: Familiaridade – Intimidade – Amor – Serviço – Traição… Estamos inseridos numa Ceia que teve a Sua Consumação na CRUZ; e essa CEIA repete-Se , no quotidiano da nossa vida; momento central do nosso dia a dia, da nossa semana…

Não é por acaso que se afirma, que a EUCARISTIA é a Fonte e o Centro de toda a Vida Cristã.

Por isso, nos variados momentos da nossa vida, não façamos nada que contradiga a EUCARISTIA.

A EUCARISTIA contém uma Evangelização muito importante:
Jesus encontra-Se connosco, como na Última CEIA com os Seus Apóstolos, não levado pelas circunstâncias, mas consciente de que abre o Caminho de Acesso ao Pai; Ele deseja ardentemente esta hora.
Tomar uma refeição juntos é, sempre, sinal de Comunhão e Partilha; é clima familiar.
Na Eucaristia, Jesus cria, então, essa família com os Seus, que somos nós, e esse clima familiar é fortemente marcado pelo Amor. Nessa hora, Jesus Ama- nos até ao Extremo.
Com essa “CEIA”, Comunhão, Jesus inaugura uma Nova Era de ACOLHIMENTO, SERVIÇO e PARTILHA e, em Jesus Cristo, Deus apresenta-Se como o Grande ACOLHEDOR e SERVIDOR dos Homens.

Nela, Jesus despoja-Se da Sua Realeza, do Seu Poder, do Manto… O Manto, que é sinal da Sua Dignidade Divina, é substituído pelo AVENTAL, cujo significado é Jesus dispor-Se a dar a vida, sob a forma de Serviço. Para Jesus, a entrega da Sua Vida não é um ato heroico ou de prestígio pessoal: é um humilde e fraterno Serviço prestado ao Homem. No Evangelho de S. João, não é especificado quem foi o primeiro a ser lavado por Jesus, porque todos receberam Igual Amor.

E Jesus faz tudo sozinho: “Sem Mim nada podeis fazer”.

Então, Jesus retoma de novo o Manto, mas não nos é dito, que Ele tenha descartado o avental… o que significa, que O Seu Serviço continua: DEUS CONTINUA A SER O GRANDE SERVIDOR DOS HOMENS; é o Servidor de todos, mesmo daqueles que O traem.
E, tal como Jesus – NESSE SERVIÇO PURIFICADOR – nós temos de ajudar o mundo na sua Purificação. É um verdadeiro Serviço, e quem não aceitar entrar nesse Serviço não pode ter Comunhão com Ele.
Pedro quis rejeitar essa atitude de Serviço de Jesus, tentando impedi-Lo de que Ele lhe lavasse os pés! Era demasiado constrangedor, ver o seu Mestre humilhar-Se daquela forma. Porém, Jesus foi radical, na resposta: – “Se Eu não te lavar os pés, não terás parte co/Migo…”
O Processo de Conversão é a Adesão Total ao Projeto de Deus, realizado por Ele Mesmo, Jesus, o Servo. Isto implica assumir a atitude incomoda de sujar as mãos, ou seja, saber estar no mundo não acima dos demais, mas ao Serviço deles. É aqui, que está a Nascente da Verdadeira Conversão. Com a Imagem do Jesus que lava os pés aos Seus discípulos, dá-se a entender, que Ele é o SERVO que Se humilha e carrega sobre Si os pecados dos Homens. Importa, pois, comungar este gesto de Jesus, para participar da Salvação que Ele traz.
Para ser Cristã, a nossa Comunidade tem de assumir o Projeto de 5ª feira Santa; tem de O tornar realidade.
Será que somos Sinal da Nova Era trazida por Jesus? Estamos a Servir? Qual o grande Serviço que, hoje, podemos prestar à nossa Comunidade em oração, bom exemplo, uma palavra oportuna, retidão em tudo o que fazemos… tendo presente que, nos tempos que correm, há muita insensibilidade e os corações estão muito endurecidos.

É importante verificar e salientar que Jesus nem a Judas afastou do ato humilde de lhe Lavar os pés: também, a ele, Jesus lavou os pés!
Esse ato do Lava Pés dá sentido à Morte e Ressurreição do Senhor: – Seguidores, “vós também deveis lavar os pés uns aos outros”! Ou seja, deveis servir-vos, mutuamente, e de nenhuma maneira deveis valer-vos das vossas condições e das vossas missões, para vos colocardes por cima dos demais. Este Serviço pode chegar, até, à entrega da vossa vida!