No dia 31 de maio, os fiéis da Paróquia do Amial estiveram, mais uma vez, aos pés de Maria, para, com a recitação do Rosário, lhe manifestarem a sua devoção e o desejo de serem, como Ela, discípulos-missionários de seu Filho Jesus.

Mas a noite deste último dia de maio teve a particularidade de marcar o encerramento do programa da devoção do Mês de Maria. E quiseram fazê-lo em rede de comunhão e oração com as Paróquias da Vigararia Porto Nascente, à qual pertence a Paróquia do Amial. Em cada mistério se acenderam duas velas que ligaram de maneira especial os fiéis reunidos na igreja do Amial a duas das dez paróquias que constituem a Vigararia. Para além do Amial, são as seguintes: Paranhos, Nossa Senhora da Conceição (Marquês), Bonfim, Azevedo, Campanhã, Areosa, Antas, Nossa Senhora do Calvário, e Santo Ildefonso.

Porque está a decorrer ainda o Ano especialmente dedicado a São José para assinalar os 150 anos da sua proclamação como Padroeiro universal da Igreja, a meditação dos mistérios do rosário fez-se lendo breves trechos da Exortação Apostólica Redemptoris Custos, do Sumo Pontífice São João Paulo II, sobre a figura e a missão de São José na vida de Cristo e da Igreja.

Sob a presidência e orientação do Pároco, Fr. Fernando, a recitação dos mistérios foi distribuída pela Catequese (1º), Jovens Paz Juva (2º), Associação São Gabriel (3º), Comunidades Neocatecumenais (4º) e Centro Social Paroquial (5º).

Este belo e participado momento de oração terminou fazendo uma pequena procissão com a imagem de Nossa Senhora, desde o altar até à escadaria no exterior da igreja, onde a celebração concluiu com as três ave marias finais e o sempre emocionante canto “do Adeus” de Fátima e os lenços a acenar para a Virgem Maria.