Paz e Bem, em Cristo Ressuscitado e nosso Bom Pastor!

Neste domingo, o quarto da Pascoa, celebramos o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. É também chamado o Domingo do Bom Pastor. Assim se apresenta Jesus no Evangelho que nesse Domingo é proclamado: «Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. (…) Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me (…). Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. (…) Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente.» (ver Jo 10, 11-18).

Este ano esse Dia decorre no dia 25 de Abril, o Dia da Liberdade, para que nos lembremos que Cristo é o nosso Pastor-Libertador, que nos dá e garante a verdadeira liberdade; e para que os nossos políticos se inspirem no exemplo de Jesus, que serve, até dar a vida pelo seu povo.

Neste Dia das Vocações, e na semana que o antecede, rezamos por todas as vocações. Todas santas, porque todos chamados à santidade. Todas necessárias, porque todos formamos o Corpo de Cristo, que não pode prescindir de nenhum dos seus membros. Mas rezamos especialmente pelas vocações de especial consagração ao sacerdócio, à vida religiosa e à vida missionária, que a Igreja e o mundo tanto precisam.

O Dia do Bom Pastor é também o dia oportuno para lembrar, de forma agradecida, os pastores da nossa Paróquia. Criada a título experimental em 18 de outubro de 1964 e a título definitivo em 8 de dezembro de 1980, foram já vários os párocos que a serviram: Pe. José Resende da Silva Leite (1964-1969), Pe. António Orlando Ramos dos Santos (1969-1975), Fr. Avelino de Amarante (1975-1982), Fr. João Santos Costa (1982-1990), Fr. António Martins (1990-2008), Fr. José Carlos Lima Rosa (2008-2011); Fr. César Pedrosa Pereira Pinto (2011-2014) e Fr. Manuel Luís de Mesquita Teixeira (2014-2020).

Na sua mensagem para este Dia das Vocações o Papa Francisco convida-nos a “Sonhar os sonhos de Deus”, a exemplo de São José, cuja vida nos deixa três palavras-chave: sonho, serviço, fidelidade. Que estas palavras possam desafiar-nos na vivência da vocação já abraçada por cada um e desafiar muitos jovens da nossa Paróquia a acolher o chamamento que Jesus lhes faz a uma vida de entrega total ao serviço de Deus e dos irmãos.

Ah… e não se esqueçam de rezar pelo vosso Pároco, para que possa imitar o Bom Pastor, no serviço que lhe está confiado.

Fr. Fernando