Semana Santa na Paróquia do Amial

No passado dia 20 de março, Domingo de Ramos, iniciaram as Celebrações da Semana Santa na nossa Paróquia.

Assim, como é habitual, a Procissão de Ramos, com bastantes participantes que traziam os ramos de oliveira, alecrim e folhas de palmeira saiu da Capela do Amial rumo à Igreja Paroquial, onde decorreu a Eucaristia de Domingo de Ramos. Nesta Eucaristia, durante o Evangelho, foi representada a Paixão de Cristo, com encenação dos principais momentos a que o Filho de Deus viveu no caminho até à crucificação.

Já na quinta-feira Santa, a Eucaristia em que recordamos de modo especial a Última Ceia e o Lava-pés teve uma grande presença da Comunidade Paroquial, que ano após ano não deixa de participar nas celebrações da Paixão de Cristo. Coube aos jovens do 10º ano da Catequese participar no momento em que o frei Manel Pires, presidente da Celebração, lavou os pés à imagem do que Jesus Cristo fez aos seus discípulos.

Após a Eucaristia iniciou-se a adoração ao Santíssimo Sacramento, com a participação dos vários grupos da Paróquia que, em vigília, adoraram o Corpo do Senhor, na Capela da Paroquial, tal como havia acontecido no ano anterior. Esta vigília realizou-se durante toda a noite, sem interrupção, até às 15h00 de sexta feira.

Na sexta-feira Santa teve lugar a Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz.

A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão são os momentos mais significativos, que, com a Igreja Paroquial praticamente cheia, permitiram aos paroquianos cantar e adorar a Cruz do Senhor, meditando no Seu grande Amor.

No sábado Santo celebrou-se a Vigília Pascal, como disse Santo Agostinho, a mãe de todas as vigílias. A Igreja Paroquial, no início da Celebração estava às escuras iniciando-se a vigília com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal. Seguidamente, proclamou-se a Páscoa através do canto do Precónio Pascal. Após diversas leituras, que relembram toda a história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros Cristãos, entoou-se o Glória e o Aleluia, pelo Coral da Imaculada. Durante a Eucaristia houve lugar ao Batismo de duas jovens e à 1ª Comunhão de quatro adultos, que se prepararam durante toda a Quaresma. A Celebração encerrou com a Eucarística que não se havia celebrado desde quinta feira Santa.

No Domingo de Páscoa realizou-se a Eucaristia da Ressureição, celebrada pelo frei Manuel Luis, Pároco da Comunidade do Amial, e, pelas 15h00, saíram as cruzes para a visita Pascal pelas ruas da Paróquia do Amial, ao som de cânticos; Ressuscitou! Ressuscitou! Aleluia! Aleluia!.

Pelas 19h00, realizou-se a Eucaristia com a chegada das Cruzes do anúncio Pascal, em que participaram os grupos paroquiais, com a alegria de levar Cristo Ressuscitado a casa dos paroquianos. A Semana Santa, momento mais importante de todo o ano, foi intensamente vivida pela Comunidade de Nossa Senhora de Fátima do Amial, permitindo a vivência profunda do grande mistério do Amor de Deus pelos Homens, bem como da Alegria de Jesus.