Vigília Pascal

1 – Nesta noite acolhemos um testemunho, e uma manifestação.

2 – Nesta noite, congratulamo-nos com Cristo, porque n’Ele, Deus mostra que tem razão. A vida não acaba, mas, sim, há, uma grande transformação; transformação que deve estar presente no coração de cada um de nós, na interioridade de cada um de nós.
Na oração, depois da 1ª leitura ( Gen. 1,1-2 ), diziamos: …”o Sacrifício de Cristo, nosso Cordeiro Pascal, é Obra ainda mais excelente que o Ato da Criação no princípio do mundo “. A Ressurreição de Jesus é uma Obra muito mais criadora dum Mundo Novo, do que a primeira Criação.

3 – Hoje, a ressurreição de Jesus é uma grande luz para todo o mundo: ” Eu sou a Luz do mundo “.
Todos temos de ser melhores.

4 – Hoje, a Ressurreição de Jesus, é uma chamada forte ao apostolado, isto é, somos chamados a levar a Luz do Ressuscitado aos outros, a todo o mundo.
5 – O texto do Evangelho de hoje, transmite uma ânsia de uma Vida Nova. Isto significa que quem não tem esta ânsia, não tem Páscoa.
6 – A Ressurreição de Jesus, quando é verdadeiramente assumida, dá razões novas para viver. Quem não está disposto a encontrar essas razões e a não ter um novo sentido para a própria Existência, não tem Páscoa.
7 – A Ressurreição de Jesus, é a força dinâmica que impulsiona a vida e a ação dos que se comprometem com Jesus. Quem não entra neste dinamismo, não tem Páscoa.
8 – Diante do texto da Ressurreição de Jesus, devemos interrogar-nos: o que é que eu encontro, um sepulcro vazio, ou sinais concretos de que Jesus está Vivo?
9 – Hoje, este momento de oração, é um verdadeiro momento de Encontro com Deus e com os irmãos, ou continua a ser um lugar de morte?
10 – Hoje, esta minha Celebração é o lugar do fracasso do Projeto de Deus, ou o lugar da Vitória de Deus?
11 – Hoje, sentimo-nos estimulados a continuar a Busca de Deus, ou sentimo-nos desolados, vazios, porque ainda não compreendemos a vida e a Mensagem de Jesus?
12 – Hoje, sentimo-nos a Crescer na Fé em Jesus, que nos une e faz com que a nossa Comunidade subsista e cresça, ou sentimo-nos perdidos, desconsertados, sem sentido?
13 – Hoje, demos um salto qualitativo na nossa vida Cristã, passando das trevas, do temor ou da indiferença, à Fé, ou permanecemos indecisos e sem Compromisso?

 

 

Felicitemos a Mãe do Ressuscitado:
Rainha do Céu, alegrai-Vos, Aleluia!
Porque Aquele que trouxestes em Vosso ventre, Aleluia,
Ressuscitou como disse, Aleluia!
Rogai por nós a Deus, Aleluia!