Ordem Franciscana Secular

ORDEM FRANCISCANA SECULAR

O primitivo nome da Ordem Franciscana Secular, foi o de Irmãos e Irmãs da Penitência; nos fins do século XIII começou a prevalecer a designação de Ordem Terceira de S. Francisco de Assis, nome que, na Regra de Paulo VI, promulgada em 24 de Junho de 1978, foi mudado para Ordem Franciscana Secular.
A Ordem Franciscana Secular nasceu num tempo em que o movimento dos Penitentes sobressaía largamente na Igreja. Os frades menores, nas suas missões por toda a Europa, fundaram Ordens Terceiras para viverem a «forma de vida» que lhes deu Francisco. Foi assim que nasceu a Ordem dos Irmãos e Irmãs da Penitência.

«Também os homens casados lhes diziam:
Temos esposas que não podem ser abandonadas.
Ensinai-nos, pois, um caminho
que possa levar à salvação.

E os irmãos fundaram com eles uma Ordem,
que se chama Ordem dos Penitentes,
e fizeram com que o Sumo Pontífice a confirmasse»
(AP 41).

O Franciscano deverá ser alegre, jovial e ser um verdadeiro mensageiro do que realizou e promulgou S. Francisco de Assis. Em primeiro lugar, ajudar a todos principalmente os mais carenciados e ter um espírito de perdão gravado no seu coração.

A nossa Igreja está, tal como no tempo de S. Francisco de Assis, que recebeu um apelo do Senhor, que lhe disse: “Vai Francisco e reconstroi a minha Igreja”, a seguir esse exemplo , assim como tem sido exemplo o trabalho realizado pelo nosso Papa Francisco.

Deste modo, damos conhecimento a todos os paroquianos, que a Ordem Franciscana Secular da Paróquia do Amial existe e que todos os que tiverem verdadeira vocação Franciscana são bem vindos.