Grupo Bíblico

GRUPO BÍBLICO

Em jeito de apresentação do Grupo Bíblico do Amial e fazendo história, temos de recuar aos tempos do Frei Inácio de Vegas, Franciscano Capuchinho. Espanhol de nascimento, veio para o nosso país e aqui permaneceu entre 1936 e 1966. Foi o grande impulsionador do Movimento Bíblico, o seu objectivo era não só fazer chegar a Bíblia a todos os lares, mas sobretudo ensinar a lê-la. Fez disso a missão da sua vida e a sua acção produziu frutos, um pouco por todo o país formaram-se Grupos Bíblicos. E foi assim que em Outubro de 1989, após um Curso Bíblico orientado pelo Frei Luís Gonçalves, ofmcap, se pensou formar também aqui no Amial um Grupo Bíblico.

Quem somos? Que fazemos?

Somos um conjunto de pessoas cristãs que quinzenalmente se reúne às quintas-feiras pelas 21:15h, assim como um grupo de amigos que combina um jantar de confraternização, só que à nossa mesa o alimento é a Palavra de Deus, escutámo-la, saboreamo-la, acolhemo-la no nosso coração e sem grandes elaborações teológicas, usando apenas o amor como medida, partilhamos uns com os outros, algo que nos tocou, encantou, e por vezes surpreendemo-nos com o que descobrimos, outros aromas, outros sabores, porque estar em comunidade, enriquece, traz complementaridades, pois temos experiências de vida e de fé diferentes, mas é diante da Palavra de Deus, a única fonte da nossa Fé comum, que procuramos o discernimento e o caminho para as nossas vidas.

Somos também os responsáveis pela dinamização dum espaço da Igreja de Nossa Senhora de Fátima do Amial, acompanhando os tempos litúrgicos, ou alguma proposta do Pároco.

Juntamente com o Pároco, o grupo é responsável pela organização da Semana Bíblica do Porto, que vai já na sua vigésima segunda edição.

Se porventura quiseres caminhar connosco, estamos abertos a todos, aparece.

Um abraço fraterno,

O Grupo Bíblico do Amial