Matrimónio

Informação sobre Matrimónio

MATRIMÓNIO

O que significa Matrimónio?

«O pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os baptizados foi elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento».

Como realizar o Matrimónio?

Os noivos devem contactar com antecedência o Cartório Paroquial da sua residência para marcar a data de casamento, que será marcado segundo as possibilidades do pároco. Podem obter aqui o Formulário de Inscrição e entregá-lo no Cartório da vossa Paróquia já preenchido.

O processo deverá começar a ser instruído entre os cinco e os três meses (pelo menos) antes da data prevista para a celebração do Matrimónio.

Para a instrução do Processo Canónico, os noivos devem dirigir-se à Conservatória do Registo Civil e solicitar o Certificado para Casamento ou a Certidão de Casamento, no caso de serem já civilmente casados – têm só validade de seis meses – que entregarão no Cartório da sua paróquia de residência, a fim de esta dar seguimento ao referido processo, para obtenção da Atestação da Diocese que lhes permitirá realizar o Matrimónio.

Para que o Sim dos esposos seja um acto livre e responsável e para que a aliança matrimonial tenha bases humanas e cristãs sólidas e duráveis, a preparação para o casamento é de especial importância. Os noivos devem então frequentar os Encontros de Preparação para o Matrimónio, que se realizam segundo uma agenda anual. Consultar Agenda Anual.

No asseio da Igreja os arranjos são feitos pelas Zeladoras dos respectivos altares podendo os noivos dar as flores e fazer sugestões de arranjos.

Relativamente ao grupo coral devem falar com o Pároco.

Vejam/leiam também este documento sobre o Sacramento Matrimónio em formato PDF.

Para mais informação contacte-nos pelo telefone 228348852 (no horário do Cartório).