História da Paróquia do Amial

Instituição da Paróquia de Nª. Sra. do Amial

Desmembrada da enorme Paróquia de Paranhos, e ainda da do Carvalhido, foi criada em 18 de outubro de 1964, a “Paróquia experimental” de Nossa Senhora do Ameal, com sede na Capela do Bairro do mesmo nome.

Efetivamente, a 12 de outubro de 1964, o senhor Administrador Apostólico da Diocese do Porto, escreveu uma carta-documento ao capelão do Bairro do Amial, a comunicar-lhe a elevação da Capelania a Paróquia Experimental e a dar-lhe jurisdição de Pároco.

Desse documento transcrevem-se algumas passagens e faz-se um pouco de história da Paróquia:

Chegou o momento de se iniciar uma nova etapa na formação da futura comunidade em que há-de integrar o Bairro do Amial e bem assim o do Regado que lhe está ao pé…

Mais adiante lê-se no mesmo documento:

A partir, pois, do dia 18, Domingo, fica V. Rv.cia investido em jurisdição quase-paroquial sobre as famílias e fiéis residentes no território abaixo delimitado, as quais poderão ainda optar, por enquanto, entre esta jurisdição agora conferida e a dos Párocos respectivos”.

Faz um apelo ao povo para que colabore com o sacerdote jurisdicionado na árdua preparação da futura Paróquia, e por fim faz a delimitação da Paróquia do Amial. Diz o documento:

Os limites territoriais da jurisdição de V. Rv.cia são os seguintes: A Poente: Desde o limite actual da paróquia de Paranhos, a Via Norte e o seu traçado constante no Plano Director da Cidade até ao entroncamento com a futura Via de Cintura Interna. A Sul: O traçado da referida Via de Cintura Interna até à Rua do Amial, incluindo o prédio nº 167 da mesma. A Norte: O limite da actual Paróquia de Paranhos. A Nascente: Rua do Amial, Rua Carlos Ramos, Rua Conde de Avranches, e uma linha paralela pelo nascente à Rua de São Tomé, e a duzentos metros desta, até ao actual limite Norte de Paranhos”.

Foi com este documento que começou a Paróquia Experimental do Amial.

Esta Paróquia terá como Padroeira Nossa senhora de Fátima. Como seu primeiro responsável foi nomeado o Senhor Padre José Resende da Silva Leite, que a paroquiou de 1964 até 9 de Março de 1969. Nessa data foi substituído pelo Padre António Orlando Ramos dos Santos, que a paroquiou até Janeiro de 1975.

De facto, a 19 de Janeiro de 1975 fez-se a transferência da “Paróquia Experimental” de Nossa Senhora do Ameal para a jurisdição e cuidados pastorais de Fraternidade do Porto, passando a nossa Igreja da Imaculada a ser a paroquial. E o Padre Carlos Fernandes Pereira de Carvalho (Frei Avelino de Amarante) foi nomeado Pároco, com os Padres Manuel Arantes da Silva e João Santos Costa como seus Coadjutores. Estas nomeações, de acordo com o Senhor Bispo, foram feitas a título provisório até ao Capítulo Provincial, que se realizaria no seguinte mês de Junho. A Capela do Ameal, que até aí fora sede da “Paróquia Experimental”, passou a funcionar, a partir desse data, como um simples lugar de culto dentro da nova Paróquia.

Por decreto de 03.12.1980, com entrada em vigor em 08.12.1980, Sua excelência Rv.ma o Senhor Bispo do Porto Dom António Ferreira Gomes, concedeu o estatuto de PARÓQUIA DEFINITIVA à Paróquia Experimental de Nossa Senhora do Amial, com sede na Igreja dos Rv.dos Padres Capuchinhos, sita à Rua Nova do Tronco, ao Amial, determinando os respetivos limites e mandando constituir o “Conselho da Fábrica da Igreja e do Benefício Paroquial” nos termos do direito Canónico e do “Regulamento Central” respetivo.

Fonte: Os Capuchinhos no Porto, 50 anos da Igreja da Imaculada de J. Machado Lopes