Conselho Pastoral

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL DE NOSSA SENHORA DO AMIAL

O Conselho Paroquial de Pastoral é o órgão que representa a Comunidade Paroquial.

Tem por missão informar, coordenar e dinamizar a atividade Pastoral da Paróquia, relativamente às suas estruturas, aos seus organismos e Grupos Pastorais, assim como na dinamização humana, nomeadamente, na evangelização, no crescimento da fé e na caridade.

O Conselho Paroquial de Pastoral é um conselho consultivo, com quem o pároco faz sempre questão de reunir, para o ajudar a fazer uma apreciação mais real e correta da ‘Vida Paroquial’, e para dele ouvir sugestões e propostas de ações a desenvolver para o contínuo crescendo do melhor para a Comunidade Paroquial.

Para isso, o Conselho Paroquial de Pastoral deve manter uma constante vigilância às necessidades da Comunidade Cristã, estudá-las, planear e dinamizar atividades de carácter Pastoral com ações de responsabilização de toda a Paróquia.

Na linha das orientações do Concílio Vaticano II, o Conselho Pastoral, no seu funcionamento e ação, constitui um espaço muito proveitoso para fomentar a unidade e a co-responsabilidade dos seus membros na missão da Igreja, em ordem à construção de uma verdadeira Comunidade Cristã.

No exercício das suas funções, compete em concreto ao Conselho Paroquial de Pastoral, elaborar planos de ação pastoral e o programa anual de actividades, assim como o acompanhamento e a avaliação dos mesmos.

O atual Conselho Paroquial de Pastoral de Nossa Senhora do Amial, presidido pelo Pároco Frei Manuel Luis Teixeira, é constituído por mais 20 elementos, sendo estes, representantes dos Grupos Paroquiais e outros organismos da Paróquia.

Para o triénio de 2018-2021, o Conselho Paroquial de Pastoral homologado por S. Bispo do Porto, Dom António Francisco dos Santos é constituído pelos seguintes representantes dos respetivos grupos:

Pe. Manuel Luís de Mesquita TeixeiraPároco

Pe. José Maria Araújo de Carvalho