Catequese Adultos

Catequese de Adultos

A Catequese de Adultos na Paróquia do Amial, tem, de há uns anos a esta parte, uma destacada e crescente importância na formação cristã.

Verificamos, ano após ano, que muitos jovens e até alguns adultos, tanto homens como mulheres, se dirigem à nossa Paróquia, objetivamente para participarem numa catequese vocacionada para o Crisma, se bem que, em alguns casos, se propõem também para o Sacramento do Batismo e da 1ª Comunhão.

A Paróquia do Amial, através do seu Pároco, recebe a todos de braços abertos, pois, apenas tem por missão, evangelizar. Foi afinal isto que Jesus pediu à sua Igreja  “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for batizado será salvo” Mc  16, 15-16.

Assim, continuamos com este anúncio e propósito todos os anos.

A Catequese de Adultos, por norma, inicia no fim de novembro ou princípio de dezembro e prolonga-se até ao fim de junho, princípio de julho (dependendo da data em que é marcada a cerimónia do Crisma, na Sé do Porto, pelo Sr. Bispo).

O nosso Pároco, nos meses de outubro e novembro, de cada ano, relembra o início desta Catequese nas Eucaristias, pelo que, os interessados, devem nessa altura fazer as inscrições no Secretariado da Catequese ou na Secretaria Paroquial (Cartório) e depois aguardar que lhes seja comunicado o início da mesma.

Neste momento, frequentam a Catequese de Adultos, 11 candidatos ao Crisma, 6 senhoras e 5 homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 43 anos. Na presente caminhada, 2 destes 11 elementos, fizeram a sua 1ª Comunhão em direcção ao Crisma.

Por se tratar de adultos, admitindo todos os impedimentos laborais e familiares, o horário e o dia em que se realizam as sessões de catequese, é fixado no início da caminhada, mediante a disposição e acordo do grupo que se forma no início. O catequista, pela sua disponibilidade, está receptivo ao horário e dia que o grupo determinar e que se manterá durante o resto do ano.